quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Texto de opinião-Gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável

  Hoje em dia, temos o nosso modelo atual de vida. Ou seja, o modo de vida que os seres humanos escolheram para viver.
  Infelizmente, não é um modo de vida saudável. Pois, os seres humanos exigem bastante do planeta Terra.  Mais do que ele pode dar. Estamos recebendo os recursos que a Terra nos oferece. Mas nós, acabamos por gastar esses recursos muito rapidamente. Então, acabamos por pedir mais ainda ao nosso planeta. Coisa que ele não consegue mais nos oferecer. 
  São precisos anos para o planeta conseguir produzir vários recursos para a nossa sobrevivência. Nestes últimos anos, conseguimos gastar todos os recursos em menos de 1 ano. Não acaba sendo saudável para nós e nem para o nosso planeta.
  Se continuarmos com este modelo de vida para o resto dos anos, a quantidade de recursos, alimentos, população e produção industrial acabará por diminuir. Já a poluição, acabará por aumentar. O que não será bom nem para nós e nem para o nosso planeta.
  Mas poderíamos fazer algo para mudar isso! Como por exemplo, ter um desenvolvimento sustentável.
  Poderíamos gerir a quantidade de recursos que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida. E isso tem o nome de pegada ecológica. Para podermos ter um desenvolvimento sustentável, podemos ir poupando os nossos recursos. Utilizando um pouco hoje, mas já deixando para o amanhã. 
  Com o modelo atual que estamos a ter, vários países estão precisando de recursos e materiais que apenas um planeta não consegue dar. Por exemplo, Portugal (em 2012) têm precisado de cerca de 4 planetas e meio (aproximadamente). Gastando tanto como estamos a gastar nestes últimos anos, não conseguiremos ter recursos suficientes para as nossas gerações futuras.
 Como todos podemos saber, os ecossistemas nos trazem grandes benefícios para a nossa vida.   Obviamente, esses benefícios têm nomes específicos para cada tipo de recursos que os ecossistemas nos podem dar.
  Temos serviços de produção, que nos oferecem alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis. 
  Temos também os serviços de regulação, que controlam o clima, qualidade da água, polinização e a disseminação de doenças. Os serviços de suporte, que incluem a fotossíntese, formação dos solos e a reciclagem de nutrientes. E por último os serviços de cultura, que englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas. Mas em totalidade, todos estes serviços têm o nome de serviços dos ecossistemas.
 Nestes últimos anos, os humanos têm modificado os ecossistemas de forma bastante rápida e extensa. Tudo isto foi feito para dar uma resposta ao aumento de bens materiais. Todos os ganhos obtidos, nos trouxeram benefícios para o nosso bem-estar. Menos para a biodiversidade que tem reduzido.
  Se o número de população der um grande aumento ao decorrer dos anos, é possível de provocar uma grande diminuição de bens materiais.
  Com toda esta situação que estamos a viver, poderíamos pensar em várias medidas para ter uma vida saudável e sustentável para todos nós. Como por exemplo, valorizar a Natureza, poupar os recursos que os ecossistemas nos dão, utilizar os recursos apenas para coisas realmente necessárias para o nosso bem-estar, não abusar do planeta Terra, consumir os recursos com moderação, proteger os ecossistemas, nos unirmos todos para termos uma vida saudável e preservar o planeta, e muitas mais medidas que precisamos tomar.
  Podemos ter certeza que se vivêssemos um estilo de vida sustentável, que não pensássemos apenas em nós próprios, mas sim nos outros (incluindo o nosso planeta), iriamos conseguir o bem-estar de todos e tudo.   







Sem comentários:

Enviar um comentário

Sistema linfático- exercícios

Página 129 do manual 1) 1.1)- A- Artéria; B- Capilar linfático; C- Linfa intersticial; D- Linfa circulante; E- Vaso linfático; F- Gânglio li...